Cinco desafios de morar fora que mexem com a nossa cabeça e coração
Nenhuma história de vida é a mesma depois que você passa pela experiência assustadora e enriquecedora de morar fora. Além de explorar uma (ou várias) novas culturas e conhecer novas pessoas, essa é uma oportunidade de desafiar a si mesmo de novas maneiras. Estar ciente desses desafios e construir suas próprias estratégias para lidar com cada um deles define como será a sua experiência ao embarcar na aventura de viver em um novo país.
1- A novidade também sobrecarrega: Ao mudar para um país novo, subestimamos o quanto tudo ou praticamente tudo pode ser novo e diferente. Para algumas pessoas isso é super empolgante, mas também pode ser devastador. Você pode sentir dificuldades em se concentrar e sentir como se seu cérebro estivesse constantemente sobrecarregado com informações novas - e ele está! Leva tempo para se adaptar a um novo ambiente e para processar todos os novos estímulos. O tempo que leva para nos sentirmos confortáveis e ajustados é frequentemente maior do que o tempo que cobramos de nós mesmos. Nos ajudamos quando somos gentis com nós mesmos e temos expectativas mais realistas.
2- Coisas você não esperava irão mudar: Mudar-se para o exterior pode mudar você de maneiras inesperadas. Você pode descobrir que seus relacionamentos e amizades se transformaram, que você sente-se diferente sobre algumas situações ou pessoas. Seus valores e prioridades podem se modificar. Você pode até encontrar-se buscando um caminho diferente do que você planejou originalmente para a sua carreira ou estudos. Essas mudanças podem ser positivas ou negativas, mas são uma parte natural de descobrir novas informações sobre você e as oportunidades ao seu redor. Você está disposto a se abrir para mudanças e abraçar as oportunidades que surgirem?
3- Você pagará um preço além do financeiro: Viver no exterior pode ser caro, mas o custo financeiro é apenas um aspecto do preço que você paga. Você pode perder ocasiões especiais como casamentos ou aniversários e sentir muita falta de quem você ama. A insegurança e o desconforto ao navegar em uma nova cultura e idioma também batem na porta. Isso pode afetar sua saúde mental. Só com alguma segurança emocional conseguimos explorar o mundo, então é importante cuidar de si mesmo e tentar encontrar seu lugar de apego seguro: seja cuidando do contato com quem te faz bem, mas está longe ou construindo aos poucos relações presenciais de afeto e intimidade.
4- Pode ser difícil sonhar e conquistar coisas tão maiores do que você imaginava: Morar fora pode abrir novas oportunidades que você nunca imaginou, que sua família e a maioria das pessoas que você conhecia não teve acesso. Você pode encontrar-se alcançando metas e sonhos que nunca pensou serem possíveis. Isso é muito bom! No entanto, também pode ser desorientador. Você pode se perguntar o que vem a seguir, sentir que alcançou tudo o que pretendia fazer ou estar perdido com relação aos próximos passos. É importante tirar um tempo para refletir sobre seus objetivos e continuar a se esforçar para sonhar e crescer.
5- Autoconhecimento será mais do que necessário para abraçar a sua nova identidade: Num novo país, você também é uma nova pessoa. Você pode ser conhecido por suas piadas e o humor no país novo é diferente, assim como seu jeito de se expressar numa outra língua e até alguns aspectos da sua personalidade podem estar mudados. Não se trata apenas se adaptar a uma nova cultura, mas também obter uma compreensão mais profunda de si mesmo. Ao investir em autoconhecimento, podemos entender melhor nossos sentimentos, necessidades e desejos e tomar decisões mais assertivas com quem somos e o que desejamos. Além disso, obter um senso de propósito e direção para seu projeto de vida pode ajudar a enfrentar os desafios de viver em um país estrangeiro.
É uma experiência complexa que requer paciência, resiliência e disposição para abraçar todas essas mudanças. Embora possa ser desafiador às vezes, também pode ser incrivelmente recompensador e enriquecedor. Lembre-se de cuidar da sua saúde mental para aproveitar ao máximo seu tempo no exterior e construir uma vida que faça mais sentido para você!