5 dicas de Saúde Mental para Expatriados
Mudar para outro país é um desafio enorme. Mas ainda que você vá para muito longe, está sempre carregando a sua casa interna: sua mente. Nunca desembarcamos de nós mesmos, dos nossos sentimentos. E se as coisas não vão bem dentro de você, não irão em lugar algum.
Então, que tal algumas dicas para lidar melhor com tudo isso?
1- Seja forte sem ser cruel consigo mesmo
Sim, você escolheu passar por uma série de mudanças e vai ter que pagar o preço por isso. É desafiador e temos que ser fortes. Mas isso não significa que você é um robô. Vão ter altos e baixos e um não anula o outro. Aceite e acolha os seus sentimentos. Abra espaço para o que você sente sem tantos julgamentos. Você é humano.
2- Ofereça o que você tem de melhor
Tente ao máximo continuar colocando o seu melhor à disposição do mundo, mesmo diante das dificuldades. Assim como podemos receber muitas coisas boas no país novo, nós também podemos contribuir, somar e temos valor. Reconheça esses pontos positivos dentro de você. Saber que temos algo a oferecer nos ajuda a ter autoestima e confiança.
3- Encontre o que é familiar para você
É muita coisa nova. A língua, os lugares, as pessoas, os costumes. Diante de tantas novidades que você está percebendo o tempo todo, busque construir coisas familiares para você. Desde repetir algumas ações na hora de acordar, de dormir, ter um pouco mais de rotina, passar pelos mesmos lugares, até algum programa gostoso de “toda quinta” ou de “todo domingo”, seja sozinho, com sua família ou com pessoas que você já conhece aqui.
4- Troque a incerteza pela curiosidade
Você se cobra que já deveria saber algo, mas precisa arriscar, falhar e aprender para descobrir. A vida é incerta e até a falsa sensação de controle que temos sobre as coisas diminui drasticamente quando mudamos para fora, isso gera uma série de inseguranças. Ninguém é perfeito e todos erram, mas só cresce quem se expõe a pelo menos tentar. Se abra para coisas novas, relações novas, hábitos novos, ainda que a primeira sensação seja desconfortável. É assim que vamos descobrindo também as coisas boas.
5- Dedique-se a construir a sua casa interna
A nossa casa tem pouco a ver com quatro paredes e um pedaço de chão e muito mais como a forma como nos sentimos, com o lugar onde conseguimos ser nós mesmos, onde temos acolhimento das pessoas que amamos, ou nos dedicamos a alguma coisa com paixão. Mas para desfrutar desse sentimento, antes de mais nada, você precisa estar bem com você mesmo. Dedique-se a construir um bom ambiente para viver dentro de você. Vivendo com paz, alegria e de um jeito leve, é muito mais provável que você se sinta em casa!
E se precisar de ajuda para passar por esse momento tão importante da sua vida, conte comigo! :)